Três estudantes do Ensino Médio, da cidade de Limeira - SP, desenvolveram um projeto que ultrapassou as barreiras da Feira de Ciências e chegou a ser apresentado para avaliadores nos Estados Unidos. Os jovens criaram, juntos com dois orientadores, um método para aproveitamento do Lodo Galvânico, o resíduo da indústria de Galvanoplastia.

Elizandra, Kaique e Vitória, estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Química, na Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, resolveram focar em um problema local, que é o descarte das fábricas de joias folheadas. Para isso foi preciso tempo e dedicação, mas resultou em bons frutos.

O processo consiste em extrair o cobre do lodo galvânico. É utilizado o resíduo em seu estado sólido, que deve ser aquecido até a temperatura ideal.

Acrescenta-se ácido clorídrico, que vai fazer com que os metais que estavam sólidos fiquem líquidos. Depois, é adicionada palha de aço, e seu ferro se mistura aos metais, formando uma estrutura sólida.

Esse material pode ser transformado em sulfato de cobre e voltar para a indústria da galvanoplastia ou ser utilizado em barras de cobre. O resíduo que sobra disso é basicamente composto de carbonato, que pode ser descartado em um aterro sanitário comum. No entanto, até para esse resíduo os três estudantes estão pesquisando uma nova aplicação, para evitar o descarte.

Fonte: G1 Piracicaba e Região